Pages

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrato de um Casamento, de Sydney Ann Clary

images (1)
Título original: Mistifit Match
Autor: Sydney Ann Clary
Dados da Edição: Editora Nova Cultural 1991
Publicação original: 1989
Gênero: Romance histórico
Sinopse: Por um instante, Catherine sentiu medo: sabia que no luxuoso salão toda a nobreza aguardava, ansiosa. Queriam conhecer a jovem órfã que se casara com o orgulhoso conde Marcus, repelido pela noiva ao voltar do front deformado por um ferimento de guerra. Mas essa provação era nada diante da determinação de Catherine para enfrentar qualquer humilhação e ir até o fim naquele casamento em que só ela sabia amar.
        Retrato de um casamento é bem romântico ao estilo água com açúcar,  embora não desperte grandes emoções, gostei do livro, ele possui um número bem pequeno de páginas, mas consegue cumprir bem o que se propôs, mostrar em menos de 100 páginas um romance leve e coerente.

        Conde Marcus é rico e muito admirado por sua beleza, era muitíssimo apaixonado por Barbara Carr com quem estava com o casamento arranjado, porém diferente do Conde os interesses de Barbara nesse casamento eram muito mais financeiros que românticos.

        Quando a guerra de Napoleão Bonaparte começa, Marcus, movido pelo seu dever justiça, se junta aos combatentes contra Napoleão. O Conde foi pra guerra crente de que quando voltasse encontraria sua bela, inocente e virginal noiva esperando por ele.... tadinho dele!!! rsrs. Marcus volta da guerra com a face desfigurada e mesmo tendo vivido com elogios por sua beleza durante toda a vida não se abala com a enorme cicatriz que agora ocupa seu rosto, afinal ela foi adquirida no cumprimento do dever por sua nação, porém a sociedade e principalmente sua noiva não compartilham dessa mesma opinião, assim Marcus é rejeitado e passa a viver nas madrugadas de Londres.

        Em uma dessas madrugadas de farra - a última, a propósito - Marcus se depara com alguém que colocaria fim a sua vida solitária quando vê um corpo caindo, diretamente para seus braços, de uma das janelas da casa de sua ex-noiva... E é assim que Catherine desaba nos braços de seu amado quando tentava fugir da casa de sua tia. E quando Marcus descobre que o corpo pequeno e frágil que tinha resgatado da queda era na verdade a prima de sua ex-noiva, ele pensa que casar-se com a prima pobretona de Barbara seria um ótima modo de vingar-se, mas mesmo assim não era indiferente aos sentimentos de compaixão e admiração que Catherine começou a lhe despertar.

        Catherine perdeu os pais em um acidente por isso foi obrigada a ir morar com sua tia e as primas megeras - lembrou-me Cinderela - na casa da tia, Catherine era considerada a gata borralheira e era vista mais como uma serviçal do que como um membro da família.

        Catherine sempre foi fascinada por Marcus, e o fato dele ter seu rosto desfigurado não abalou em nada sua admiração, e com o decorrer da leitura lemos como Catherine descobriu que aqueles sentimentos não eram apenas de admiração e sim algo mais. Também é descrito a forma como Marcus foi se apaixonando pela esposa, à medida que descobre sua beleza, honradez e inteligência.

        Me agradaria mais se o livro tivesse tido mais páginas para que assim o desenvolvimentos sentimental dos protagonistas em relação ao outro fosse mais explorado. Até um pouco mais da metade do livro, nosso mocinho continuava "apaixonado" pela ex-noiva, digo apaixonado com muitas aspas porque acredito que ele estava mais apaixonado pela sonho que havia criado em ter encontrado em Barbara a esposa linda, sedutora e de boa família, que almejava; do que propriamente apaixonado pela "pessoa" que Barbara era.

        Marcus não é ingênuo, assim que Barbara se mostra verdadeiramente como é, o Conde não se deixa enganar novamente, porém esquecer esse "sonho" que era Barbara era difícil e isso ocupou os pensamentos do mocinhos durante uma boa parte muito irritante do livro. Porém, a cada dia Catherine começa a ocupar os pensamentos do mocinho com mais frequência e na segunda metade do livro a estória se torna bastante romântica e meiga, Marcus se torna um marido bem dedicado e um mistério muito sem graça também é adicionado no final. O livro é bonito, mas como disse no início não me despertou grandes sensações, o toque de mistério no final não trás impacto algum à trama, mas é coerente.

        Esse é um livro para ser lido sem grandes pretensões naqueles dias em que queremos ler algo bem escrito, leve e bastante romântico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário