Pages

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

E se Fosse Verdade, de Marc Levy

Título original: Ojalá fuera Cierto
Autor: Marc Levy
Editora: Bertrand Sp, 2001
Páginas: 256
Sinopse:
E se fosse verdade conta a história de Lauren, residente de medicina que sofre um acidente de carro, entra em coma e fica à beira da morte. Seu espírito vai parar na casa de um arquiteto, Arthur. Com a convivência, os dois acabam se apaixonando, e Arthur toma para si a responsabilidade de cuidar de Lauren enquanto ela está em coma. A história fez tanto sucesso que foi adaptada ao cinema, protagonizada por Reese Witherspoon e Mark Ruffalo, com produção de Steven Spielberg.
        Fazia muito tempo que não me emocionava tanto com um livro!
        E não importa o que eu escreva aqui, em nada meu comentário, nem qualquer outra resenha que eu já tenha lido poderá ser comparado ao livro ou poderá transmitir a emoção que a leitura do livro proporciona. Esse livro não é apenas sobre romance, é sobre cumplicidade, amizade, confiança, maternidade. Se alguém que já viu o filme acha que por isso não precisa ler o livro, não sabe o quanto está enganado.

        Lauren sofre um acidente e entra em coma e por dias seu espírito vaga pelos lugares que conhece sem poder ser vista por ninguém, até que vê um intruso em seu apartamento, o novo inquilino Arthur. Arthur é surpreendido um dia saindo do banheiro quando encontra Lauren em seu armário. Toda a história que ela contava não fazia sentido e Arthur não imaginava como a seguinte frase faria tanta diferença em sua vida:
—O que vou lhe contar é difícil de entender e parece ser impossível de admitir, mas se você tiver a paciência de ouvir minha história, de acreditar em mim, então, creia, é muito importante, porque sem que você o saiba, você é a única pessoa do mundo com quem eu posso compartilhar este segredo.
        O livro começa de forma bem descontraída, Arthur começa a acreditar em Lauren, difícil não acreditar já que só ele via uma mulher que ninguém mais podia ver, situação que gera vários momentos engraçados, afinal o que você pensaria se visse um homem conversar sozinho ou andar com o braço no ângulo de 90º como se estivesse envolta dos ombros de alguém, sendo que não havia ninguém ao lado dele? Provavelmente pensaria o mesmo que seu melhor amigo, que Arthur não estava "jogando com todas as cartas do baralho"!! 

        Arthur começa a dedicar 100% de seu tempo pra encontrar um meio de Lauren voltar à vida, essa dedicação é encantadora, assim como Arthur. Nas primeiras páginas, notamos que Arthur não é só mais um mocinho de mais um romance, acho que a melhor palavra para descrevê-lo é serenidade.

        Muito do carater de Arthur foi construído até seus 10 anos de vida por Lili, sua mãe, afinal, quem melhor pra transformar um menino em um homem de carater do que a mãe? Lili passou pouco tempo ao lado do filho por conta de uma enfermidade e já sabendo que não poderia estar ao lado de seu filho por muito tempo, ela tratou de ensiná-lo da melhor forma que pôde a amar a vida e a dar valor às coisas que aparentemente são pequenas, mas que proporcionam belíssimos momentos de ternura. Muito se fala dessas pequenas coisas que devemos dar valor, mas poucas pessoas conseguem de fato admirá-las e reconhecê-las, mas Lili consegue, talvez por causa do conhecimento de que seus dias nesse mundo e junto ao seu filho são poucos.

        Em alguns capítulos somos apresentados à Lili, essas páginas são muito importantes porque nelas percebemos como Arthur se tornou o homem que é hoje e o homem que salvou a vida de Lauren de várias formas.

        Me emocionei com a dedicação de Arthur à Lauren, com o amor de Lili pelo filho, com o modo como Arthur leva a vida, com o amor de Arthur por Lauren, com o sofrimento dele ao ver Lauren partindo...
        Graças aos céus esse livro tem continuação com "Encontrar Você"! E sem dúvida os outros livros desse escritor francês já estão na minha lista.

        Aqui tem algumas cenas do filme com uma música linda da Leona Lewis.


        E esse é o clip de uma música da Anastacia que adoro e embora a música não faça parte do filme, vi uma grade relação entre a história do clip e o livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário